Como escolher um piso ideal – Dicas, sugestões

Faz parte de uma reforma ou construção escolher os itens a serem comprados, que de certa forma contribuem para a decoração e composição do ambiente. Como tudo, escolher o piso para sua residência exige muita pesquisa. Itens como instalação, durabilidade e manutenção devem fazer parte dessa escolha. Além disso, o piso deve ser adequado a cada tipo de ambiente. Afinal, o revestimento do quarto deve ser diferente do banheiro. Para não errar na hora de escolher os pisos separamos algumas dicas:

Piso para cozinha (Foto: Divulgação)

Pisos para cozinha

O entra e saí de pessoas é constante na cozinha, por isso, esse espaço necessita de um piso resistente. Esqueça os pisos de cerâmica para esse cômodo da casa. Elas até podem ser os mais baratos, mas são muito frágeis. O porcelanato esmaltado é muito indicado nesses casos.

Leia também: Passo a passo para fazer textura em paredes

Pastilhas são ótimas para o banheiro (Foto: Divulgação)

Pisos para o banheiro

O banheiro é a parte mais úmida da casa. Então, esqueça o chão de madeira, que podem encher de mofo.  O ideal é você escolher um piso frio e pouco poroso, como por exemplo, o porcelanato esmaltado ou as pastilhas. Manter os rejuntes limpos, assim como o com o banheiro como um todo é ótimo para o mofo não tome conta do lugar. Também não se esqueça de priorizar a ventilação nesse ambiente.

Pisos para os quartos devem ser confortaveis (Foto: Divulgação)

Pisos para os quartos e sala

A sala e os quartos são as partes da casa onde geralmente ficamos mais tempo do nosso dia, por isso, escolha pisos aconchegantes, como os laminados. Esse tipo de produto imita muitos tipos de madeiras caras, o que é ótimo para a decoração. Além disso, não apodrece nem precisa ser impermeabilizado. Faça uma boa pesquisa em busca do melhor preço.

Leia também: Pastilhas e revestimentos para banheiros

Pisos para o quintal devem ser seguros e resistentes (Foto: Divulgação)


Piso para o quintal

É claro que a beleza faz a diferença, porém, quando o assunto são os pisos que ficam do lado de fora da casa o melhor é optar pelo que são seguros. Pedras brutas e antiderrapantes são uma boa pedida para essa parte da casa. O quintal também merece pisos resistentes. Imagine só, em dia de chuva as pessoas tendo que passar por cima de um piso liso? Muitos acidentes podem acontecer. Por isso, os ásperos são mais indicados.