Fachadas de casas – Fotos e dicas

A primeira impressão é a que fica, por isso as pessoas adoram caprichar nas fachadas de suas casas. O primeiro detalhe que se vê de uma residência é essa área externa, que inclusive, serve como ponto de referencia em muitos casos. A cor, a disposição dos enfeites e até o jardim, faz toda a diferença na hora de deixar a fachada harmoniosa. Por isso, procure um profissional para lhe oferecer uma boa consultoria com relação a essa parte do seu lar.

A fachada é o cartão de visitas da casa (Foto: Divulgação)

Segundo o arquiteto Gustavo Calazans, a fachada da casa do retrato acima é agradável, e possui proporções corretas entre as aberturas e os espaços fechados e uma regularidade rítmica que confere uma sensação muito boa de admirá-la. O telhado em duas águas desiguais agrega uma dissonância nesta regularidade mais germânica, porém, com o modo irreverente dos brasileiros, a composição poderá ficar bem interessante. Não é necessário colocar vasos e plantas em todas as aberturas da fachada, porém, no casa dessa residência, segundo o arquiteto, tem volume proporcional a construção.

Pistar as paredes de verde e trocar os portões por de madeira, podem ajudar a tornar essa fachada mais bonita (Foto: Divulgação)

Para Calazans a fachada da foto acima tem muitos pontos a melhorar. Como a pessoa optou por usar o terreno todo para construir a residência e a casa é alta, ficou visualmente “carregado”. A dica para minimizar esses problemas arquitetônicos é ajardinar a calçada, plantando algumas árvores, que futuramente ajudarão a diminuir o calor empregado pelo sol que bate diretamente nas janelas. Trocar os portões brancos, aparentemente de ferro ou aço, por um de madeira também deixam a fachada mais “quente”, além de combinar com as janelas. A cor verde nas paredes também pode ser uma boa solução para resolver o “problema” da arquitetura pesada.

A fachada também pode trazer referencias regionais como, por exemplo, cores e artesanato local. Porém, tome cuidado para não lotar de informações. Misturar tons que nada tem a ver, com excesso de plantas e elementos que não conversam entre si. Na dúvida, contrate um bom arquiteto para auxiliar na hora de compor sua fachada. Para te ajudar, também separamos algumas fotos de fachadas bonitas, dos mais variados gostos: